Programação comemorou os 27 anos de Marituba

Uma série de ações foi preparada pela prefeitura para comemorar o aniversário da cidade de Marituba que comemorou 27 anos no dia 22 de setembro. Teve missa, entrega de obras e programação cultural. Sobre o município, a ocupação deu-se antes da chegada da Estrada de Ferro de Bragança, porém, não se tem registro oficial de tais moradores e, neste caso, é preferível tomar como ponto de partida o momento em que os ferroviários chegaram a Marituba e passaram a morar na então vila operária.

Os ferroviários chegaram por volta do ano de 1906, fixando-se definitivamente em medos de 1920, com instalação da 3º Divisão. Vinte e duas famílias ocuparam a vila operária. Já na década de 40, chegaram a Marituba os hansenianos, que ocuparam a área até hoje conhecida como Colônia de Marituba, embora seu nome já tenha sido mudado para bairro Dom Aristides. Pavilhões foram construídos para abrigá-los, e os mesmos possuíam um local específico para assistência médica. 

O número exato de hansenianos que vieram para Marituba é desconhecido, contudo, é sabido que posteriormente vieram famílias de hansenianos e, os que já estavam aqui, formaram as suas. A partir da década de 80 uma onda de ocupações (invasões) é desencadeada em Marituba. 

As primeiras ocupações ocorreram justamente na divisão entre a então vila de Marituba e o município de Benevides, formando um “bolsão de invasões”. Neste ponto surgiram os bairros Nova União, Novo Horizonte, ASPA, São Francisco, Bairro Novo (atualmente denominado de Bairro Nossa Senhora da Paz).

Foto: prefeitura de Marituba