Com apoio de parceiros e orientação técnica da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a ilha São Mateus, em Barcarena, está contribuindo para fortalecer a chamada rota do cacau. O trabalho dos produtores locais se aprimora e avança, por meio de cursos como o que foi realizado essa semana na localidade e tema do ‘Dia de Campo’ da Semagri.
O curso de cacau na Ilha, um projeto do Senar e do Funcacau-Sedap, em colaboração com a prefeitura de Barcarena, por meio da Semagri, foi uma oportunidade de conhecer as boas práticas de manejo e poda do cacaueiro e de fermentação e secagem das amêndoas do fruto nativo, para a produção de chocolate de fino sabor e de aroma.
Para a Secretaria, a iniciativa realizada na São Mateus contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva estabelecida pela prefeitura, como estratégia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a geração de renda e segurança alimentar, com inclusão econômica e social da agricultura familiar sustentável e de combate à fome.
“O desenvolvimento sustentável que queremos passa pela promoção do conhecimento alinhado com as práticas tradicionais da agricultura familiar, em especial das nossas ilhas, esse ambiente ecossistêmico favorável à produção de amêndoas de qualidade com alto valor no mercado do chocolate”, informou o secretário da Semagri, Edson Cardoso.
Foto: prefeitura de Barcarena