O estado do Pará é o primeiro do Brasil a vacinar os agentes de segurança pública que, assim como os profissionais de saúde, estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A vacinação começou neste sábado (20) em cinco pontos instalados nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana.
A vacinação para esse segmento, que também se expõe diariamente na rotina de trabalho nas ruas, tem a anuência do Ministério Público do Estado (MPE). Já estão sendo vacinados com a primeira dose policiais militares e civis, agentes de trânsito, militares do Corpo de Bombeiros, servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além de guardas municipais e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Também a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) que atuam na Região Metropolitana. Cinco mil doses estão disponibilizadas para esse segmento. O segundo dia de imunização para os profissionais da segurança pública da linha de frente será na segunda-feira (22). A medida adotada pelo governo do Estado inclui os policiais do sistema penitenciário.
A medida adotada pelo governo do Estado inclui os policiais do sistema penitenciário. Nos polos de vacinação montados em Belém a meta é começar a imunizar 2.789 policiais militares. Em um deles, no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, 1.630 servidores estavam sendo aguardados. Na maior sede administrativa da corporação, na Avenida Augusto Montenegro, policiais militares do Comando de Policiamento da Capital I, profissionais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e agentes do Departamento de Trânsito (Detran) receberam a primeira dose da vacina.
Militares do Corpo de Bombeiros também receberam a primeira dose da Coronavac/Sinovac. Todos os policiais vacinados foram devidamente identificados em uma listagem repassada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e verificados no momento da vacinação, como forma de promover o controle do efetivo e a transparência do atendimento.