Primeira creche do município de Bagre, no Marajó, fortalece o ensino infantil

Na terça-feira (22), os moradores de Bagre foram agraciados com a inauguração da Creche Bispo Dom José Luís Azcona Hermoso, a primeira instituição de ensino infantil da cidade localizada no Arquipélago do Marajó. Camilo Santana, ministro da Educação, e Helder Barbalho, governador do Pará, estiveram presentes na cerimônia, juntamente com o prefeito Cleberson Farias Lobato Rodrigues (Clebinho Rodrigues) e a presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Fernanda Pacobahyba.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, Bagre agora dispõe de 96 vagas para crianças de 0 a 5 anos, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do FNDE/Ministério da Educação. Esta unidade faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras na Educação Básica, um programa que agiliza a finalização de instalações educacionais em todo o território nacional.

No decorrer do evento, o governador Helder Barbalho enfatizou os aportes do Estado na cidade, que ultrapassam a esfera educacional. “Nós vamos, ainda neste ano, ter uma creche nova. Temos obra aqui, e está ficando pronta. Tem um convênio da Escola Julião, que são mais de 18 salas de aula do Ensino Médio, que está sendo já licitado pela Prefeitura. Nós temos também a orla da cidade, que é uma parceria nossa”, disse o governador.

“Terminamos agora a primeira etapa do abastecimento de água da cidade, e vamos iniciar, já nesse novo momento, no saneamento do Estado, a universalização. Todas as casas vão ter água na torneira e tratamento de esgoto”, anunciou o governador.

Camilo Santana, ministro da Educação, destacou a colaboração entre União, Estado e Município para dar prioridade à primeira infância. A unidade presta uma homenagem ao bispo emérito do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, famoso por sua luta pelos direitos humanos na área.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará