Prefeitura leva capacitação de empreendedorismo criativo a Barcarena-sede, Cafezal, Itupanema e Vila dos Cabanos

Nos últimos cinco dias, quatro regiões de Barcarena receberam as capacitações da Semana do Empreendedorismo Criativo. Realizada em Barcarena-Sede, Cafezal, Itupanema e Vila dos Cabanos, a programação foi voltada, sobretudo, aos artesãos e trabalhadores manuais do município, que tiveram participaram de atividades sobre o Programa do Artesanato Brasileiro, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo voltado para a economia solidária e criativa.

Além disso, os participantes puderam renovar ou emitir a Carteira Nacional do Artesão, que permite a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual. Ao todo, o evento alcançou 230 pessoas e emitiu 129 cadastros de artesão e 43 de empreendedor.

A programação, que encerrou nesta sexta-feira (09), foi realizada pela Prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Trabalho e Emprego (Semute), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), do Governo do Pará. A iniciativa teve o apoio das secretarias municipais de Agricultura (Semagri), Assistência Social (Semas) e Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur).

Durante o evento, a Semute e a Seaster assinaram um acordo para desenvolver um projeto na área da economia solidária, com a participação de 110 costureiras de Barcarena, que irão customizar e transformar peças de fardamento militar em novos produtos, com o objetivo de gerar renda para suas famílias e comunidades, além de difundir a mensagem do reaproveitamento e da sustentabilidade.

Os artesãos também tiveram uma curadoria com especialistas da Seaster, que avaliaram e deram orientações para aperfeiçoar ainda mais as peças produzidas em Barcarena. A Semana do Empreendedorismo contou, ainda, com a participação de representantes de um banco privado, que explicaram sobre os serviços bancários especializados na área de economia solidária e criativa.

“Qualificar a rica mão de obra existente em Barcarena é muito importante para fortalecermos o setor em nosso município. Com as parcerias que estamos consolidando, a ideia é que as capacitações sejam permanentes, preparando nossos trabalhadores para feiras de artesanato no Pará, no Brasil e no mundo”, afirmou o secretário de Cultura de Barcarena, José Oscar.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena