Prefeitura de Santarém capacita 40 pessoas em curso de sobremesas regionais

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER) certificou na sexta-feira (11), 40 usuários atendidos pela rede socioassistencial do município. A capacitação faz parte da programação dos 360 anos de Santarém e foi realizada durante uma semana, 7 a 11 de junho. O curso foi desenvolvido em 2 etapas. Na 1ª houve um encontro presencial no auditório da creche Seara com orientações sobre empreendedorismo, educação financeira e conteúdos sobre a culinária regional.

Na 2° etapa os encontros foram na cozinha da creche Seara onde ocorreram as aulas práticas. O evento foi possível graças a importantes parcerias como a Creche Seara que cedeu o espaço tendo a frente a coordenadora Marileuda Cunha; a instituição financeira cooperativa Sicredi que levou orientações financeiras por meio do gerente Wilhan Gomes; a apresentação da Coordenadora de Políticas Públicas para mulheres do município Rachel Campos que destacou a força da mulher no mercado de trabalho; o Chefe da Divisão de Capacitação e Tecnologia – Semdec, Álan Sena, que orientou quanto a importância da tecnologia; o Chefe de Divisão do NTER Geovane Farias que acompanhou todo o processo do curso, e o chefe de cozinha que ministrou o curso, Emanuel Jennings. 

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, acompanhou o curso e agradeceu as parcerias. “Ninguém consegue avançar sozinho e agradecemos a todos que nos apoiaram, a oferta desse curso trouxe um tema muito importante que é o destaque para a culinária regional para mulheres acompanhadas por nossos serviços, e que tiveram a oportunidade de aprender e pensar em como melhorar sua renda. Foi extremamente gratificante ver que todas estiveram presentes do início ao fim, e que estão levando para casa pensamentos de futuro”, avaliou Celsa. 

“Foram 4 dias incríveis. Com certeza várias irão empreender e serão sucesso.  Foram ofertadas 5 receitas que serão multiplicadas em até 20 opções e a partir daí irão fazer suas combinações utilizando castanha do Pará, cupuaçu, abacaxi entre outros”, contou o chefe Emanuel Jennings. “Pra mim foi maravilhoso, foram receitas que tinha vontade de aprender e consegui. Já penso em empreender, divulgando nas redes sociais para conseguir encomendas”, confidenciou a moradora do bairro Uruará, Lecí Chaves Barbosa.  De acordo com Geovane Farias Chefe de Divisão do NTER, na próxima segunda-feira (14), irá iniciar na vila balneária de Alter do Chão, das 14h às 17h, um curso para agente de portaria em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Consapa), para 20 usuários do Eixo Forte e Alter do Chão da rede socioassistencial. 

Foto: divulgação