Ao longo dos 12 primeiros meses da gestão municipal foram realizadas intervenções para a imediata execução dos serviços de coleta de resíduos, limpeza urbana (capinação, raspagem, caiação, roçagem de vias), dos sistemas de micro e macrodrenagem urbana do município, além de operações de pavimentação, recuperação asfáltica, entre outras obras e serviços por toda capital e distritos.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), considerando o período chuvoso que se inicia em janeiro, juntamente com o período das grandes marés, e que Belém é uma cidade baixa e os canais servem de receptores auxiliares no fluxo e contra-fluxo das marés, atuou de forma incisiva para minimizar os problemas causados pelos alagamentos e transtornos para a população que habita às margens e nas áreas adjacentes dos canais que compõem as bacias hidrográficas de Belém. Foram realizadas limpeza e dragagem de todos os 65 canais da capital paraense.
Observando a precariedade dos serviços de limpeza e manutenção dos sistemas, tanto de macrodrenagem – limpeza manual e mecanizada dos canais -, e microdrenagem – limpeza de tubulações, através dos serviços de hidrojateamento e de limpeza manual de poços de visitas e bocas de lobo -, a administração municipal se antecipou e continua com ações de limpeza e desobstrução dos canais e vias adjacentes, minimizando os problemas de alagamento, que são recorrentes ao longo dos anos, sobretudo, nos meses de janeiro a março.
Ações de cunho emergencial foram programadas para limpeza dos canais, através do Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) e de Drenagem Urbana (DURB) da Sesan, que realiza os serviços visando a limpeza e desobstrução dos sistemas de drenagem urbana do município.
Desde janeiro de 2021, a Sesan realiza serviços de limpeza manual de canais, retirando todas as obstruções do leito das margens dos canais. Já para a execução dos serviços de dragagem mecânica são usados escavadeira hidráulica, retroescavadeira ou escavadeira anfíbia, e em determinadas situações a balsa flutuante para auxiliar na execução adequada do serviço.
Por Agência Belém
Foto: Agência Belém