Foto: Ascom/Sesma
“Minha prioridade são meus netos, por isso vim hoje com eles. A vacina está aí, disponível, de graça. Vacinar as crianças é um ato de amor, que salva vidas”. O depoimento da empregada doméstica Maria Ubiraci Souza, 54 anos, reforça a importância do Dia D da Campanha de Multivacinação, que a Prefeitura de Belém promove neste sábado, 6, em toda a capital. É a oportunidade para que pais e responsáveis façam a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes de zero a 15 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) colocou 58 pontos de vacinação disponíveis para a população, espalhados por toda a capital (incluindo os distritos), entre Unidades Municipais de Saúde (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF), universidades e escolas. O atendimento está disponível até as 17h.
Defensora da vacina – Maria Ubiraci escolheu o posto do Mangueirinho para levar os netos Laila Caroline, 10, e Marcos David, 12, que tomaram duas vacinas: meningocócica e HPV quadrivalente. “Sou uma defensora da vacina, pois vivemos um tempo em que as pessoas estão morrendo por causa de um vírus. Meus netos são meu maior tesouro. Jamais ia perder essa oportunidade de garantir a eles saúde e qualidade de vida”, disse Maria Ubiraci. Laila Caroline disse que não sentiu dor ao tomar as vacinas. “Eu me sinto protegida e pronta para ir à escola e brincar com meus amigos sem medo de adoecer”, frisou.
A dona de casa Luciana Costa, 25 anos, foi vacinar os dois filhos, Analise, de dois meses, e Ricardo Neto, de 5 anos. Atenta às campanhas, ela aproveitou o Dia D para garantir a imunização dos filhos contra diversas doenças. “Não consigo durante a semana, então hoje foi a chance que eu tive. Ela tomou cinco vacinas e ele tomou a vacina contra a febre amarela”, contou.
Acesso – O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, visitou o posto de vacinação do Mangueirinho e reforçou o chamado para que pais e responsáveis levem as crianças para fazer a atualização da caderneta. “A prefeitura abriu mais este Dia D para que possamos avançar nessa cobertura. Estamos com uma estrutura grande, montada pela Sesma, para que o acesso aos pontos seja facilitado. Temos locais de vacinação espalhados por toda a cidade, praticamente em todos os bairros e distritos”, pontuou.
O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, lembrou que, após o Dia D, as vacinas ofertadas continuam disponíveis na rede municipal de saúde. “Fazemos o mutirão porque precisamos avançar nessa cobertura, pois essas vacinas previnem doenças graves que podem acometer esse público. E sabemos que o sábado, às vezes, é o único dia para quem trabalha durante a semana trazer os filhos para fazer essa atualização vacinal”, assinalou. A Sesma já alcançou 60% da meta de vacinação da campanha, que é de 30 mil crianças e adolescentes.
As vacinas que estão disponíveis na campanha de multivacinação são:
– Para crianças de até 7 anos: BCG, hepatite B, penta, pólio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela;
– Para crianças a partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.
Confira os pontos de vacinação do Dia D de Multivacinação:
– USF Panorama XXI
– UMS Bengui II
– USF Paraíso Verde
– USF Souza
– UBS Castanheira
– UMS Providência
– UMS Águas Lindas
– UMS Curió
– UMS Cabanagem
– UMS Tavares Bastos
– UMS Marambaia
– USF Radional II
– UBS Portal da Amazônia
– USF Terra Firme
– UMS Terra Firme
– UMS Jurunas
– UMS Guamá
– USF Parque Verde
– UMS Sideral
– UMS Pratinha
– UMS Satélite
– UMS Tapanã
– UMS Telégrafo
– UMS Fátima
– USF Barreiro I
– USF Barreiro II
– USF Canal do Galo II
– USF Canal Pirajá
– UMS Paraíso dos Pássaros
– UMS Vila da Barca
– UMS Sacramenta
– USF Fidélis
– UMS Cotijuba
– UMS Maguari
– USF Aeroporto
– USF Carananduba
– USF Furo da Marinhas
– USF Sucurijuquara
– UMS Maracajá
– USF Fama
– USF Tenoné II
– UMS Icoaraci
– UMS Cremação
– UMS Condor
– UBS Combu
– USF Eduardo Angelin
– USF Parque Guajará
– USF Quinta dos Paricás
– Funbosque (Outeiro)
– Escola Alfredo Chaves (Icoaraci)
– Escola Brigadeiro Fontenelle (Terra Firme)
– Uepa CCBS
– Universidade Federal do Pará (UFPA)
– Fibra
– Unifamaz
– Faculdade Cosmopolita
– Universidade da Amazônia (Unama)
– Mangueirinho