Prefeitura de Belém leva capacitação e autonomia a famílias do distrito de Icoaraci

Mais de 60 alunos, se formaram nos cursos de capacitação promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa Donas de Si. A formatura foi realizada na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, na tarde da sexta-feira, 11. A cerimônia de formação contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e apresentação de diversas atrações culturais, como o grupo Balé Folclórico da Amazônia e o professor Silvio Barbosa, com flauta de cerâmica.

Os 61 novos empreendores, sendo 60 mulheres e um homem, receberam o certificado de conclusão dos cursos. Eles foram divididos em quatros turmas, sendo duas para o curso de panificação e as outras duas para a capacitação em processamento em frutas e produção de doces, oferecidas pelo Banco do Povo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Inicialmente, 80 vagas seriam ofertadas, mas, para manter os cuidados sanitários, em razão da pandemia, a turma foi reduzida.

“Primeiro combatemos a fome com o Bora Belém, pagando uma renda básica. Em segundo lugar, formamos e qualificamos as pessoas profissionalmente, para que elas acreditem que podem constituir uma associação produtiva, uma microempresa, uma cooperativa. O terceiro passo é o microcrédito do Banco do Povo, para que aquela pessoa possa viabilizar o seu empreendimento, porque precisa comprar equipamentos”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues, sobre as etapas do Bora Belém.

O programa já formou pessoas nos bairros do Bengui, Jurunas e Tapanã,  e está com turmas no distrito de Outeiro.

Por Agência Belém

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém