Prefeitura de Belém divulga nova programação para volta às aulas presenciais

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), retomará nesta segunda-feira, 13, as aulas presenciais da rede municipal de ensino de forma gradual e escalonada, começando com a Educação Infantil.

O órgão de educação, assessorado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entende que este é o melhor momento da retomada do ensino presencial e contará com o aplicativo Guardião e Guardiãs da Saúde na Educação, desenvolvido pela Sesma, para os servidores das escolas notificarem casos suspeitos da covid-19, assim como outros adoecimentos nas unidades escolares.

Nova programação – As escolas e unidades de educação infantil estão com programações lúdicas para receber as crianças e acolhida das famílias. A secretária de educação, Márcia Bittencourt, e a coordenadora da Educação Infatial, Miriam Amaral estarão acompanhando o retorno das aulas na EMEI Professora Lúcia Soares Castro, localizada no bairro do Marco. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também estará presente com o diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Cláudio Salgado, e o assessor científico do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, Moisés Silva, para verificar os protocolos de biossegurança da unidade.

A Semec orienta que os responsáveis dos estudantes conversem constantemente com os professores e direção da escola e lembra que ainda é preciso continuar com as medidas preventivas, considerando que o mundo ainda convive com a pandemia da covid-19.

Calendário de retorno às aulas presenciais:

-13 de setembro de 2021: retorno presencial da educação infantil, com os alunos distribuídos em grupos de 25% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. As turmas de meio período retornarão em grupos com 33% dos alunos em dias alternados;
– 20 de setembro de 2021: retorno presencial dos anos iniciais, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados;
– 27 de setembro de 2021: retorno presencial dos anos finais, ou seja, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados.

Por Agência Belém

Foto: Agência Belém