Prefeitura de Barcarena vai aderir ao programa territórios sustentáveis

O prefeito Renato Ogawa manifestou interesse da prefeitura de Barcarena na participação do programa Territórios Sustentáveis, do governo estadual, durante uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará, Giovanni Queiroz, e sua assessoria técnica, na quinta-feira (3).

O Programa Territórios Sustentáveis, apresentado pelo titular da Sedap, é um dos pilares do Plano Estadual Amazônia Agora, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Pará, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no campo, por meio de ações integradas.

As ações, que incluem apoio técnico aos produtores rurais, regularização fundiária e ambiental, acesso a novos mercados e linhas de crédito, são realizadas pela força-tarefa do Programa, que reúne o trabalho de oito órgãos do governo: Semas, Emater, Iterpa, Adepará, Ideflor-Bio, Sedeme, Sedap e Banpará, além da Secretaria de Agricultura de Barcarena.

Na visita a Barcarena, Giovani Queiroz destacou a importância da participação do município no programa e as vantagens empreendedoras e de inclusão social e econômica a serem proporcionados aos trabalhadores da Agricultura Familiar, a partir da adesão do município.

O prefeito Renato Ogawa, afirmando seu compromisso de tornar a agricultura de Barcarena uma matriz econômica sustentável e solidária, agradeceu o cuidado e parceria do secretário da Sedap e do governador Helder para alcançar esse objetivo, e declarou aceitar a inclusão do município no Programa.

Ao lado da vice-prefeita Cristina Vilaça, do secretário de Agricultura do município, Edson Cardoso, e da gerente local da Emater, Cristiane Brito, Renato convidou a todos a tornar esse programa mais um case de sucesso para o bem dos agricultores de Barcarena.

Na opinião do secretário da Semagri, “estamos vivendo um tempo muito favorável para o crescimento empreendedor e sustentável da agricultura de Barcarena, e ser parte no Programa Territórios Sustentáveis nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para melhorar a vida de nossos agricultores e agricultoras”, disse Edson Cardoso.

Por Prefeitura de Barcarena

Foto: Prefeitura de Barcarena