Começou a valer na sexta-feira (23) o novo decreto assinado pelo prefeito Renato Ogawa com as medidas de enfrentamento ao novo coronavirus, a partir da mudança de bandeiramento para laranja, estabelecido pelo governo estadual. Considerando que a região de Barcarena entrou na fase de médio risco de contágio, a prefeitura autorizou o funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos afins até meia-noite.
Mas fica proibida a venda de bebidas alcoólicas nas ruas ou conveniências a partir das 22 horas. O decreto também proíbe as aglomerações e concentração de pessoas no entorno de sons automotivos nas áreas de orla de praia, postos de combustíveis e espaços públicos de meia-noite até 6h. Reuniões de lazer não podem ter mais de 50 pessoas.
Cultos, missas e eventos religiosos presenciais são permitidos, desde que tenham apenas 50% da capacidade do local e que seja fornecido material de higienização aos participantes. As aulas presenciais na rede municipal continuam suspensas. Na rede particular, a orientação é fazer o ensino remoto.
Supermercados e estabelecimentos afins devem funcionar com 50% da capacidade de clientes, manter o controle na entrada, limitando uma pessoa por grupo de família, fornecer material de higienização e garantir o distanciamento social. O funcionamento nos departamentos públicos vai de 8h as 15h, com exceção das atividades públicas essenciais. O decreto municipal detalha todas as medidas restritivas.
A prefeitura mantém a obrigatoriedade sobre o uso de máscara em locais públicos e alerta que pode aplicar multas para quem descumprir as normas. “O momento é de atenção e de responsabilidade de cada um cidadão para que, em breve, possamos ter dias melhores,” reforçou Renato.
Foto: prefeitura de Barcarena