A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, participou da abertura da 5ª edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, na cidade de Belo Horizonte – MG. A governante falou sobre a experiência canaense com a mineração e destacou a capacidade da gestão em “pavimentar caminhos para novas matrizes econômicas” por meio dos programas municipais que estão em curso.
Com o tema, “Potencializando resultados e mitigando impactos”, o evento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) reúne lideranças de regiões e municípios afetados pela mineração de todo o país. O encontro acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na capital mineira.
Entre os assuntos tratados, as lideranças das cidades mineradoras discutiram a necessidade de reestruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a prefeita Josemira, há décadas, a ANM perdeu infraestrutura para cuidar da atividade em todo o território nacional.
“A agência detém um papel muito importante para o país, a regulação da atividade. Entretanto, faltam fiscais e protagonismo político para defender o interesse público. É necessário que os municípios se mobilizem também.”, declarou. O fortalecimento da união dos municípios impactados pela mineração foi um dos destaques entre as pautas do evento.
A prefeita, que é vice-presidente da Amig, defendeu, ao lado dos demais prefeitos, a necessidade de criação de um fórum permanente dos municípios mineradores: “trazer ideias construtivas, avançar nas políticas públicas, ampliar o repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), ter controle na fiscalização dos territórios explorados. As jazidas são únicas, finitas e pertencem ao povo. Portanto, existem muitas ferramentas de controles para se desenvolver.”, relatou.
Foto: divulgação