Diante do cenário caótico com o aumento de casos de Covid-19, a Unimed passou a ser alvo de sucessivas reclamações, uma delas é pela demora em que o paciente tem para conseguir leitos, muitos deles nem conseguem. As denúncias são de beneficiários do plano de saúde por repetidas negativas de prestação de serviços.
Tendo ciência disso, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) enviaram ofícios na quarta-feira (24) à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e à empresa Unimed Belém com requisição de informações sobre providências.
As denúncias dos beneficiários são principalmente sobre negativa da prestação de serviços de urgência, com o fechamento nas unidades de pronto atendimento, e de internação em leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mesmo diante de solicitação médica devidamente comprovada.
Além disso, foi registrada a ocorrência de aumento do número de ações judiciais protocoladas pela DPE contra a Unimed para defesa de direitos de beneficiários com pedido de internação urgente por solicitação médica.
Mesmo a Justiça tendo concedido decisões favoráveis aos pedidos urgentes da DPE, houve a negativa de cumprimento de decisões, com a justificativa de falta de vaga, apontam os órgãos demandantes. No último dia 19, os procuradores da República e defensores públicos da União e do estado já tinham feito a requisição à ANS, mas até esta quarta-feira (24) a agência não tinha apresentado resposta, e por isso a requisição foi reiterada.