O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), iniciou na terça-feira (3), no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) a Semana das Políticas Públicas para Grupos Específicos em Privação de Liberdade, sendo idosos e LGBTQI+, com o intuito de garantir de forma digna o cárcere desses grupos no sistema penitenciário.
A programação – que se iniciou com um café da manhã para os internos, promovido em parceria com a Universal nos Presídios (UNP) – tem o objetivo de discutir ao longo desta semana, sobre o envelhecimento no cárcere e as ferramentas que auxiliem na reintegração social de pessoas privadas de liberdade. O evento foi apresentado por meio virtual e ainda contou com a presença dos custodiados daquela unidade.
O envelhecimento, sendo uma alteração natural do sistema biológico, necessita que seja de forma saudável. E no cárcere não pode ser diferente, é necessário que idosos custodiados cumpram suas penas visando a ressocialização, mas também que seja garantida saúde física e mental com qualidade. Por isso, o auge do evento foi a palestra motivacional proferida pelos professores Orlando Souza e Socorro Coelho, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Orlando explicou a importância do autocuidado e o quanto às atividades lúdicas são essenciais para uma velhice saudável. Ele abordou os aspectos fisiológicos do envelhecimento (terceira idade e a qualidade de vida da pessoa idosa), destacando como a pessoa se entende na terceira idade, com as mudanças do corpo relacionadas ao envelhecimento, autoestima e que direitos ela possui, ainda que privada de liberdade.
O Secretário da Seap, Jarbas Vasconcelos, destacou a necessidade da atenção especial e os cuidados que tanto os idosos, quantos os LGBTQI+ precisam ter dentro da unidade prisional. “Queremos cada vez mais servidores conscientes do cuidado com o tratamento dispensado aos idosos e à população LGBTQI+ , que terão a oportunidade de tirar a carteira de identidade, com o nome social, além de outros atendimentos”, afirmou o Secretário.
A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (6), com atividades e ações lúdicas, além de palestras e reflexões com a temática voltada para idosos e pessoas LBGGTQI+. Em parceria com a Defensoria Pública também ocorrerá o “Balcão de Direitos”, com emissão de carteira de identidade, com inclusão do nome social para os internos da comunidade LGBTQI+, e ainda outros atendimentos jurídicos.
Por Seap
Foto: Seap