Viajar do Brasil para Europa ou Estados Unidos em pouco mais de uma hora. Este é o objetivo da fabricantes norte-americana de aviões Aerion que em parceria com a Nasa apresentou nesta semana seu mais novo projeto de avião supersônico, o AS3. Mais de cinco décadas após o lançamento do Concorde, que se aposentou há quase 18 anos, a Aerion quer revolucionar o mercado de aviões comercias com a reintrodução das viagens supersônicas.
“Nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre quaisquer dois pontos do nosso planeta em menos de três horas. O voo supersônico é o ponto de partida, mas é apenas isso — o começo”, disse o CEO da Aerion, Tom Vice, em entrevista para o Daily Mail. O AS3 será um avião comercial Mach 4+ podendo atingir a velocidade de 3.700 a 6.200 km/h. Para se ter um ideia, hoje uma aeronave de passageiros viaja a cerca de 850 km/h. Seriam quase sete vezes a velocidade atual.
Assim, o tempo de voo de São Paulo para Lisboa seria de cerca de 1:40. Já a viagem para Miami seria reduzida para no máximo 1:30, menos tempo do que um voo atual entre a capital paulista e Salvador. De acordo com o projeto, o AS3 carregará até 50 passageiros e terá autonomia de 12.800 quilômetros. Seria possível a aeronave viajar direto, sem nenhuma escala, de Curitiba até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A fabricante quer que AS3 seja mais eficiente, tenha menor custo de operação e agrida menos o Meio Ambiente do que o Concorde. “Projetamos uma aeronave incrivelmente eficiente com a menor queima de combustível possível, menos rugido e emissões de poluentes. Também pensamos na fonte de energia, onde a aeronave não depende de combustíveis fósseis e possa operar com combustíveis 100% sintéticos desde o primeiro dia”, destacou o CEO.
A Aerion pretende apresentar mais detalhes do projeto até o fim deste ano. A fabricante conta com diversos parceiros para o desenvolvimento dos voos supersônicos. Recentemente expandiu sua parceria com a Langley Research Center, da Nasa. A Aerion também conta outros importantes parceiros para os demais projetos, como GE, Spirit AeroSystems e Honeywell.