Foto: Divulgação
O projeto de lei 171/2019, que institui o Dia Estadual do Cosplay no Estado do Pará, foi aprovado em dois turnos e por unanimidade durante votação na manhã desta terça-feira, dia 19, no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).
A matéria é de autoria de deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos) e agora segue para sanção do Governador do Pará, Helder Barbalho.
Os grupos de cosplayers North Geek, Candy Store, Aranhas de Belém, COSBGW, Liga Cosplay Pará e o Nerd Shoow Pará estiveram presentes na ALEPA acompanhando a votação e comemoram após a aprovação.
O projeto visa valorizar os artistas do ramo, assim como tornar a arte cosplay como patrimônio cultural do Estado. A comemoração da data ficou definida para o dia 18 de novembro.
“Uma análise feita pela Rakuten Digital Commerce mostrou que os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. Esta é uma prova que o setor é relevante para a economia brasileira e mundial onde no movimento contemporâneo social a juventude está buscando formações e técnicas que o universo geek necessita profissionalmente para o movimento o mercado como youtuber, streamer, designer, desenvolvedor de jogos e aplicativos, digital influencer, cosmaker, o próprio cosplay e outros.”, diz o deputado Fábio.
Lembrando que Belém e Ananindeua possuem leis que instituem a arte cosplay como manifestações culturais destes munícipios, respectivamente aprovados em 2018 e em 2021. Inclusive o munícipio de Ananindeua foi o que recebeu neste ano um dos maiores eventos de Cultura Pop na Região Norte do país, o Anime Geek, após dois anos sem eventos presenciais.
Já Belém recebeu o Comic Fest Pará, que está indo para sua terceira edição em 2022, que atendeu mais de 15 mil pessoas na última edição realizada no ano passado e que contou com várias atrações na Fundação Cultural do Pará.
Kennethy do grupo Nerd Shoow Pará se mostrou muito satisfeito com a aprovação de lei. “Agora o Estado deu um dia para que a gente venha trazer mais recursos, organizar mais nossas atividades e fazer com que o poder público promova estas atividades do mundo cosplay e do mundo geek no geral e possibilitando a integração com as políticas públicas voltadas a juventude”, esclareceu Kennethy
Thassia Albuquerque, da Liga Cosplay Pará esclarece que o cosplay movimenta a economia paraense e que envolve vários profissionais do ramo cultural, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. “Alguns animadores utilizam o cosplay para acrescentar no seu trabalho, o que pra muito gera uma renda extra ou até mesmo total. Então o PL tem o objetivo de valorizar esta arte, de fazer com que a pessoa acredita e veja que não é apenas um hobby ou uma coisa boba, pois ele tem um importância cultural muito grande e com a lei a gente vai ter um espaço maior para realização de mais eventos geeks e atividades que envolvam toda a família”
Para Rerisson Mourão, da Art Cosplay falou que a lei é muito importante para a sociedade paraense e para os próprios cosplayers. “Com aprovação desta lei vamos ter uma visibilidade maior e nós seremos reconhecidos e uma lei amparando nosso trabalho. Então creio que foi importante para cada grupo, para cada cosplay, que faz sua arte individualmente ou em grupo. E por muito tempo fomos visto como pessoas que não tiveram infância ou que não tinham muito o que fazer, mas hoje percebemos que o artista cosplay pode viver uma vida normal e trabalhando com o que gosta”
No final da votação, os grupos visitaram o gabinete do deputado Fábio Freitas para agradecer a aprovação da lei.
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação