Nesta quinta-feira, 14, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), em colaboração com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai divulgar os resultados das Contas Regionais do Brasil para o ano de 2022.
Eles contemplam o Produto Interno Bruto (PIB) Estadual e apresentam uma análise detalhada das principais variações em relação ao ano de 2021. A apresentação dos dados será realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).
O PIB compõe inúmeros indicadores de desenvolvimento e possui perfeita comparabilidade com as demais unidades da Federação e municípios. O Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador de desempenho econômico mais usado, e pode sinalizar a saúde financeira de um país, estado ou cidade.
Além de ser uma análise do crescimento econômico, o PIB ajuda a compreender como está o desempenho econômico e assim servir de base para decisões governamentais e dos agentes econômicos, permitindo o desenvolvimento pleno de planos de melhoria para a economia local.
Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará