Parceria entre prefeitura de Barcarena e UFPA inicia pós-graduação com aula inaugural

Barcarena é o primeiro município do país a ter o curso de pós-graduação em Zoneamento Ambiental Municipal. Tudo graças a parceria entre a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semade), e a Universidade Federal do Pará – UFPA, por meio do Núcleo de Meio Ambiente – NUMA. Para marcar o início dos trabalhos acadêmicos do curso, uma cerimônia de aula inaugural foi realizada nesta quinta-feira, 27, na Escola Maria Cecília.

O curso gratuito e semipresencial, atenderá servidores públicos municipais e demais pessoas de Barcarena, com um total de 42 alunos inscritos. “O curso é um dos instrumentos que podem proporcionar que a gente alcance vários objetivos, dentre eles o desenvolvimento sustentável. Isso porque o curso visa a organização territorial, proteção do meio ambiente, analisar as fragilidades, biodiversidade, ecossistema, recursos hídricos, solo, entre outros”, explica a secretária de meio ambiente, Juliana Nobre.

A pós-graduação também auxiliará os gestores na elaboração, revisão ou implantação de políticas públicas voltadas ao uso e ocupação do solo. A iniciativa da parceria foi elogiada pelo diretor geral do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA), o professor doutor Gilberto de Miranda. “Parabenizo Barcarena por ser a primeira cidade do Brasil a realizar esse curso, pois essa iniciativa vai atender e valorizar aos servidores locais, e demais pessoas, e também criar uma cultura de suporte de planejamento da administração local”, disse o professor, que ministrou uma palestra com o tema “A importância do zoneamento ambiental para a gestão municipal”.

Entre os 42 alunos do curso, está Ivonethe Cordeiro, que avalia a pós-graduação como fundamental para Barcarena e para a região. “Iremos desenvolver um trabalho nesse curso, que é muito importante para nós que moramos nessa região amazônica. Quero agradecer a todos que nos proporcionaram essa oportunidade. Iremos aproveitar ao máximo do conhecimento que iremos ter, para trazer melhorias para o nosso município”.

Ao final do evento, os componentes da mesa de autoridades foram presenteados pela Semade com um brinde. Também participaram da cerimônia, o secretário de planejamento, Jacobson Estumano, e o secretário de juventude, esporte e lazer, Pedro Moura.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena