Pará terá reforço no policiamento neste feriado prolongado como estratégia da Operação ‘Semana Santa e Tiradentes’

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está à frente da Operação “Semana Santa e Tiradentes”, que teve início nesta quinta-feira (17). Mais de 1.600 agentes de segurança estão sendo empregados em 23 áreas. As equipes trabalharão em conjunto para aumentar o efetivo local e assegurar maior paz de espírito à população que irá desfrutar do feriado prolongado da Semana Santa, que este ano será estendido pelo feriado de Tiradentes – 21 de Abril.

As atividades continuarão até a terça-feira seguinte (22). A Operação tem como objetivo estratégico a realização de ações ostensivas e preventivas, incluindo a supervisão do trânsito de saída e entrada de Belém, o monitoramento das estradas estaduais e federais, e a vigilância em torno de igrejas e rotas durante a Vigília Pascal, desfiles da Paixão de Cristo, celebrações religiosas, além de outras atividades religiosas que atraem um grande público.

As medidas programadas para o fim de semana prolongado envolvem mais de 1.600 agentes de segurança, 138 veículos, 19 motos, três embarcações e dois helicópteros. Tanto as delegacias de Polícia Civil quanto os batalhões de Polícia Militar terão um aumento no seu efetivo.

Os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) serão encarregados da supervisão e orientação a motoristas e pedestres na entrada e saída da capital, bem como nas demais áreas cobertas pela Operação “Semana Santa”. Os peritos da Polícia Científica do Estado (PCE) trabalharão com equipes especializadas para assegurar uma resposta mais rápida aos atendimentos.

Por outro lado, os policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) farão a supervisão dos presos monitorados, trabalharão na localização e recaptura de fugitivos da Justiça, além de realizarem revistas nas 54 prisões estaduais. Dois aviões do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) farão patrulhas nas praias e balneários mais importantes, além de Belém.

Em Salinópolis, no nordeste do Pará, equipes da Segup estarão delimitando a faixa de areia para organizar o tráfego de veículos e assegurar maior proteção para banhistas e motoristas. Na Área Metropolitana de Belém, equipes de segurança supervisionarão eventos religiosos, como as procissões da Paixão de Cristo e a Malhação de Judas (tradicional no bairro da Cremação), contando com o suporte eficaz da Polícia Militar e da Guarda Municipal.


Os municípios de Belém, incluindo os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, também receberão um reforço policial para as celebrações da Semana Santa, além de intensificar a vigilância nas praias. Em Belém, as ilhas do Combu e Cotijuba, bastante procuradas, receberão um reforço das equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, assegurando uma maior vigilância nos rios durante o prolongado feriado.

Foto: David Alves / Ag.Pará