Pará registra expansão no setor de varejo

Em um contexto nacional caracterizado pela diminuição nas vendas do comércio, o Pará se destacou ao registrar um aumento de 1,7% nas vendas no varejo em março, em relação ao mesmo período de 2024. As informações provêm do Índice de Varejo Stone (IVS), apresentados nesta segunda-feira (14).

Apesar da queda de 1,8% na média nacional, o Pará se destacou entre os sete estados que apresentaram desempenho positivo durante o mesmo período. Acre (2,1%), Goiás (1%), Roraima (0,8%), Piauí (0,6%), Sergipe (0,5%) e Amazonas (0,3%) também apresentaram crescimento no varejo. Os resultados de outros dois estados da Região Norte, Amazonas e Roraima, também se destacaram no mês.

Embora o Pará tenha apresentado um bom desempenho, a tendência nacional continua sendo de consumo baixo. Em comparação com fevereiro, o comércio varejista do Brasil registrou uma queda de 1,6%. O comércio eletrônico liderou as perdas, registrando uma queda de 12,9%, enquanto o comércio tradicional registrou uma diminuição de 0,1%.

No índice, apenas um segmento apresentou crescimento mensal: hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e tabaco, com um aumento de 2,2%.

Foto: Agência Pará