Para logística de vacinação da Covid, Pará adquire 36 novos veículos

Foto: Jader Paes/Agência Pará

Em ato realizado no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo Estadual, em Belém, na manhã desta quinta-feira (14), o governador Helder Barbalho entregou 36 novos veículos tipo caminhonetes para reforçar o plano logístico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na distribuição de insumos e vacina contra o novo coronavírus em todo o território paraense.

O chefe do executivo estadual detalhou que serão entregues dois veículos para cada regional de saúde e os demais serão utilizados pela sede da Sespa na logística das vacinas e insumos. O governador reafirmou que o Estado está preparado para iniciar a vacinação assim que receber as vacinas.

“Já estamos com a logística montada para os deslocamentos rodoviário, aéreo e de embarcações para fazermos chegar o mais rápido possível em todas as 13 regionais de saúde. Já acionamos as secretarias municipais de saúde, para que elas auxiliem na busca dos insumos e vacinas em nossas regionais de saúde. O objetivo é acelerar a chegada em cada cidade”, explicou.

Helder afirmou que foi elaborada uma logística diferenciada para as Regiões da Calha Norte e Marajó. “Estamos atentos para as dificuldades logísticas destas regiões que necessitam de deslocamentos por barcos. Muito provavelmente, o deslocamento das vacinas nestas regiões será feita por meio aéreo, para facilitar e assegurar a chegada”.

Atualmente, o Governo do Pará tem um estoque de 6 milhões de agulhas e seringas, além de 2.200 isopores, segundo Helder. “Esse quantitativo nos coloca em uma situação de tranquilidade para o início do processo de vacinação. Aguardamos a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no próximo domingo. Estando tudo ok e a Anvisa validando as vacinas Fiocruz/AstraZeneca e Butantan/Sinovac, temos condições de, no próximo dia 21 Pará deve receber 320 mil doses”, disse.