Pará: estado tem mais de 1.700 leitos exclusivos para pacientes com covid

Até este sábado (20), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já contabiliza 1.764 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. A ampliação do número de leitos é mais uma estratégia para garantir assistência às pessoas infectadas pelo novo coronavírus. No último dia 15 de março, o governo anunciou a abertura de 500 leitos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19.

Desse total, já foram abertos 325. Essa ampliação beneficia oito regiões em todo o Pará. Estão sendo abertos leitos na Região Metropolitana de Belém; Xingu; Carajás; Breves, Marajó; Araguaia; Lago de Tucuruí; Nordeste e Sudeste. Os locais foram selecionados para receber mais leitos tendo em vista a situação epidemiológica e a demanda de atendimento, que vem sendo acompanhada pela equipe técnica da Sespa.

Só na Região Metropolitana de Belém o Governo do Pará conseguiu abrir 819 leitos exclusivos para casos de Covid-19, sendo 544 leitos clínicos, 262 leitos de UTI e 13 leitos pediátricos. Na sexta-feira (12), o governo entregou 50 novos leitos no Hospital Dr. Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, na capital, sendo 25 clínicos e 25 de UTI.

No sábado (13) foram abertos mais 50 leitos, sendo também 25 clínicos e 25 de UTI, e durante a semana foram oferecidos mais leitos, totalizando agora 145 leitos, sendo 60 de UTI e 85 clínicos. Há previsão de abrir mais seis leitos de UTI nos próximos dias. Durante este período, o Hospital Dr. Abelardo Santos funcionará somente para atender casos de Covid-19.

Paralelamente, os hospitais públicos Galileu e Jean Bitar, ambos em Belém, também estão sendo utilizados para atender pacientes com a doença. O Galileu tem 50 leitos clínicos e o Jean Bitar, 30 leitos clínicos. Em função dessa demanda, as cirurgias eletivas no Estado serão suspensas até o final de março, para que o sistema atenda apenas a urgência da pandemia.