O Pará é o estado da Região Norte com mais vagas reservadas, segundo o Edital nº 4 do Programa Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União, por iniciativa do Ministério da Saúde. O documento prevê 644 profissionais para atuarem em 123 municípios do estado.
Com isso, o Pará perde apenas para São Paulo no ranking nacional, uma vez que o estado lidera a lista, com 1.043 vagas. O Ministério da Saúde informa que o edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação.
Isso, para atuação pelo período de quatro anos, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. Com 62 vagas, Belém é a cidade com maior reserva de profissionais no estado. O Pará tem outros dois municípios com pelo menos 30 vagas: Santarém (32) e Breves (30). Todos os 123 municípios paraenses a serem atendidos pelo Mais Médicos têm previsão de pelo menos um profissional em cada cidade.
A lista tem 66 locais com no mínimo três vagas. Desse total, em 18 municípios estão previstas no mínimo dez vagas. Neste grupo, além de Belém, Santarém e Breves, aparecem Marabá, com 20 vagas, Portel (19), Baião e Viseu (ambos com 16).
Pacajá (15), Itupiranga e Parauapebas (14), Acará, Afuá e Porto de Moz (12), Abaetetuba, Curralinho e Monte Alegre (11) e Gurupá e Oeiras do Pará (10).
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil