Na avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Pará atingiu 19,44, de um total de 20 pontos, nota máxima aplicada pelo 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O destaque é para o trabalho de análise, mapeamento e divulgação dos indicativos e índices de criminalidade, que confere ao Pará a condição de 2º estado brasileiro a apresentar a menor discrepância nos dados apurados, quando confrontados com as informações do Ministério da Saúde.
O Fórum reconhece a convergência entre os dados indicados pelo Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), computados pela Segurança Pública.
O Anuário de Segurança Pública resume dados estatísticos e análises realizadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O Fórum é uma instituição com 15 anos de existência, e visa buscar maior transparência aos dados relacionados à segurança pública, extraídos por meio das Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Ministério da Saúde, a partir do DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde).
A credibilidade e confiabilidade nos dados apresentados pela área de segurança pública do Pará favorecem as ações de combate à criminalidade, a partir de um mapeamento mais real da mancha criminal, tanto em Belém quanto nos demais municípios. Com essas informações são traçadas metas e organizados planejamentos mais eficazes, a fim de reforçar a atuação da Segurança Pública no enfrentamento à criminalidade violenta no Estado.
Por Agência Pará
Foto: Jader Paes /Agência Pará