Pará apreendeu mais de 6 toneladas de drogas em 4 meses

A aplicação de recursos tecnológicos e de inteligência, juntamente com a integração das forças de segurança do Pará, resultou na apreensão de 6.161,397 quilos de entorpecentes nos primeiros quatro meses do ano. O número de apreensões cresceu 18,26% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024, período em que o Estado apreendeu 5.209,635 kg de substâncias ilícitas.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), através da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), forneceu as informações. Segundo o secretário da Segup, Ualame Machado, as apreensões resultam de um esforço conjunto e de estratégias de segurança.

Por exemplo, como a compra de equipamentos de ponta, a colaboração das agências de inteligência e um aumento significativo no patrulhamento fluvial, com a instalação de bases fluviais unificadas e a compra de embarcações rápidas e blindadas, com o objetivo de potencializar a ofensiva contra a criminalidade.

Ao longo dos últimos seis anos, o Estado tem superado a marca de apreensões anualmente, acumulando um total de 50.645,373 kg de substâncias ilícitas apreendidas, incluindo maconha e cocaína. Isso representa um crescimento considerável em relação aos anos de 2015 e 2018, quando foram apreendidos 11.415,986 kg.

As forças integradas de segurança do Estado operam em várias frentes, com equipes especializadas na luta contra o tráfico de drogas e organizações criminosas que empregam caminhos fluviais e terrestres para o transporte de drogas, com destino a países da América do Norte e Europa, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Foto: Amanda Monteiro – Ascom PCEPA