O estudo macroeconômico divulgado pelo Banco do Brasil na revista Resenha Nacional, na edição deste mês de outubro, mostrou que o Pará se consolida como ente federativo de forte crescimento econômico do Brasil neste ano de 2024.
A projeção coloca o Pará com o 5º maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (com projeção de 4,9%), e enfatiza o potencial da expansão econômica no cenário nacional. São várias as iniciativas que vêm fortalecendo a economia paraense.
O lançamento do programa Nova Indústria Brasil (NIB), em janeiro de 2024, por exemplo, tem promovido o desenvolvimento tecnológico, e contribuído para aumentar a produção do setor industrial em diversos segmentos. O setor industrial paraense apresenta uma projeção de crescimento de 2,2%.
No agropecuário, a expectativa é ainda mais expressiva, estima-se aumento de 13,6%, impulsionado principalmente pelas culturas de cereais, leguminosas e oleaginosas, além da soja e do milho. O setor de serviços também tem previsão de crescimento de 4,4% até o final de 2024.
Foto: David Alves – Agência Pará