Pará anuncia criação do Centro de Estudo de Línguas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou um encontro com mais de 3 mil servidores da educação pública paraense. Durante o evento, o Governo do Estado anunciou a criação do Centro de Estudo de Línguas da Seduc (CEL), que vai oferecer cursos de idiomas para servidores e estudantes da rede pública, visando à preparação da COP 30.

Também houve reconhecimento aos estudantes e professores que se destacaram durante o ano. A programação contou com a palestra do historiador, professor e escritor, Leandro Karnal, que destacou a importância dos professores como agentes de transformação da realidade social.

No Centro de Estudo de Línguas, estudantes e profissionais da educação da rede pública estadual de ensino poderão aprender um segundo idioma.

Inicialmente, estão previstos cursos de Espanhol, Inglês, Francês, Italiano, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Português (para os estudantes estrangeiros da rede estadual de ensino ou da rede municipal conveniada), visando à preparação dos servidores e estudantes para a conferência mundial do clima, COP 30, que será realizada em Belém, em 2025.

Para levar internet de qualidade às escolas estaduais, especialmente às ribeirinhas e da zona rural, o Governo do Pará anunciou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a ONG MegaEdu.

A entidade, sem fins lucrativos, participa das etapas do diagnóstico da conexão nas escolas, além da elaboração e do apoio à execução do plano de conectividade nas unidades.

A ação soma-se ao Projeto WebEscola, da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará) em parceria com a Seduc, cuja meta é conectar com rede Wi-Fi e a cabo mais de mil escolas da rede pública até o final de 2024. Mais de 100 escolas do Estado já foram beneficiadas pelo projeto.

Foto: MARCELO LELIS / AG. PARÁ