Pará: abril de 2021 é o mês com menos ocorrências de crimes violentos, desde 2010

Menos mortes e mais paz. É o que mostra os registros computados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que aponta abril de 2021 com redução significativa na linha histórica de Crimes Violentos Letais Intencionais. O CVLI reúne os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

A comparação é feita entre o mês de abril de 2021 e todos os meses de abril, desde 2010, e também com todos os outros meses (janeiro a dezembro), desde o ano de 2010. Os dados são obtidos com base no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que registra as ocorrências feitas pela sociedade e autoridades policiais.

Segundo a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, abril deste ano registrou 161 casos de CVLI, em todo o Estado. Ao comparar com o quarto mês de 2020, que já demostrava queda da violência, é possível perceber a redução de 14% de crimes violentos no Pará.


Comparando abril de 2021 com abril de 2019, a redução é ainda mais significativa. A diminuição é de 39% a menos de CVLI. Já ao comparar abril de 2021 com abril de 2018, a diferença é drástica. A diminuição alcança 61%.

Os números refletem o que a sociedade vê diariamente: mais polícia, mais prisões, mais crimes sendo elucidados e os culpados punidos. As estratégias policiais de inteligência, investimento e integração entre as forças de segurança pública adotadas demonstraram êxito desde os primeiros dias de gestão. 

“Nós estamos desde o início dos trabalhos com o desafio de sempre melhorar a segurança pública do Estado. Nós já tínhamos os melhores meses de toda a década, inclusive o mês de julho de 2020 era o melhor mês de toda linha histórica da Segup, desde janeiro de 2010 e agora em abril de 2021 nós conseguimos esse recorde de 161 Crimes Violentos Letais Internacionais em um mês”, afirmou o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Machado.

Por Agência Pará

Foto:  Bruno Cecim / Ag.Pará