Papa Leão XIV reúne com cardeais e afirma: “O Papa é um humilde servo de Deus e dos irmãos”

O Papa Leão XIV se reuniu com os cardeais na manhã deste sábado, 10 de maio, no mesmo local onde ocorreram as Congregações Gerais que precederam o Conclave. Em um discurso repleto de espiritualidade, recordações e visão, o novo Papa cumprimentou os membros do Colégio Cardinalício, expressando sua gratidão pela proximidade e pelo serviço oferecido à Igreja durante os árduos dias da Sé Vacante e pela responsabilidade de escolher o sucessor de Pedro.

“Saúdo e agradeço a todos vocês por este encontro e pelos dias que o antecederam, dolorosos pela perda do Santo Padre Francisco, desafiadores pelas responsabilidades enfrentadas juntos e, ao mesmo tempo, segundo a promessa que o próprio Jesus nos fez, ricos de graça e de consolação no Espírito (cf. Jo 14,25-27)”. Leão XIV, referindo-se aos cardeais como “os mais próximos colaboradores do Papa”, expressou com humildade a consciência do peso da missão que lhes foi confiada:

“Aceitei um fardo claramente muito superior às minhas forças, como seria para qualquer um. O Senhor, tendo-me confiado esta missão, não me deixa sozinho a carregar tal responsabilidade. Sei, primeiramente, que posso sempre contar com a ajuda de vocês e, pela sua Graça e Providência, com a proximidade de tantos irmãos e irmãs que, em todo o mundo, acreditam em Deus, amam a Igreja e apoiam o Vigário de Cristo com a oração e as boas obras.”

O Papa expressou sua gratidão particular ao Decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re, e ao Camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Farrell, por seus serviços prestados de maneira sábia e valiosa durante o período de transição. Ao recordar a figura de seu antecessor, Leão XIV incentivou a considerar sua partida como um “evento pascal”, parte integrante da dinâmica religiosa.

Foto: Vatican News