Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Belém inicia o pagamento do piso dos profissionais da enfermagem. Cerca de 3,5 mil trabalhadores foram cadastrados na plataforma InvestSUS para receber a complementação de valores e compor a base salarial no município.
Tudo conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e ratificados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para a categoria, é uma conquista histórica. Nas redes sociais, o prefeito Edmilson Rodrigues reiterou o compromisso com o pagamento do piso em Belém.
“Parabéns à enfermagem brasileira. Valorizar os enfermeiros é valorizar a saúde pública de qualidade”, disse. O planejamento e as regras instituídas pela legislação e pelo Judiciário para pagamento do piso salarial da enfermagem foram apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) à categoria em reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), na última semana.
A primeira parcela de recursos enviada ao município – no valor global de R$ 6,9 milhões – vai possibilitar o pagamento referente ao retroativo do piso de maio a agosto aos servidores vinculados à Sesma e aos hospitais filantrópicos.
O pagamento será em folha suplementar, no dia 23 deste mês, já disponível na conta dos trabalhadores na sexta-feira.
Foto: Ascom Sesma