Operação “Imperium Fictum” no Pará combate fraudes fundiárias, grilagem e lavagem de dinheiro

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal (PF) iniciou a operação “Imperium Fictum”, com o objetivo de enfrentar uma organização criminosa especializada em fraudes de terras públicas, usurpação de terras públicas federais e lavagem de dinheiro no Pará. A operação levou à execução de 39 ordens de busca e apreensão e nove ordens de prisão preventiva, emitidas pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará.

De acordo com a Polícia Federal, as ordens judiciais foram executadas no Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A corporação declarou que as ações judiciais têm como objetivo desmantelar a organização financeira criminosa, salvaguardar o patrimônio público e garantir a integridade do sistema de registro de terras.

Os indivíduos sob investigação podem ser acusados de delitos como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, usurpação de terras públicas, evasão de divisas e fraude contra o sistema financeiro do país.

Foto: PF