Operação do Ibama multa fazendeiros do Pará que vendiam gado em áreas embargadas por desmatamento

Em 12 municípios no Pará e dois no Amazonas, durante a “Operação Carne Fria 2”, uma fiscalização do Ibama identificou 69 propriedades rurais que criavam e comercializavam cerca de 18 mil cabeças de gado, em áreas embargadas por desmatamento ilegal. Os donos das propriedades foram autuados por descumprimento de embargo.

Também foram autuados por impedimento da regeneração natural e venda de produto de área embargada. Os agentes realizaram 154 autos de infração, totalizando R$ 364,5 milhões em multas. Foram apreendidas 8.854 cabeças de gado produzidas nas áreas embargadas.

A operação ocorreu nos municípios de Altamira, Anapu, Bom Jesus do Tocantins, Igarapé-Açu, Ipixuna do Pará, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Portel, Santarém, São Félix do Xingu e Tomé-Açu no Pará e em Boca do Acre e Lábrea no Amazonas. A ação do Ibama também identificou 23 frigoríficos que adquiriram animais dessas fazendas embargadas.

Os frigoríficos foram autuados e notificados para fazer a retirada do rebanho bovino das áreas interditadas. Três frigoríficos foram embargados por estarem funcionando sem a licença ambiental ou em desacordo com a concedida.

Foto: Governo Federal