Operação Curupira contabiliza mais de 1,7 mil inspeções conjuntas em 2 anos no Pará

O Pará segue se sobressaindo na proteção do meio ambiente, apresentando resultados animadores na luta contra delitos ambientais. Na sexta-feira (7), a Operação Curupira, uma das principais táticas de combate a crimes ambientais no Pará, completou 2 anos.

Envolveu funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); das polícias Militar, Civil e Científica; do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

As informações são do Projeto Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), que anualmente avalia a taxa de desmatamento no Brasil, referentes ao período de agosto a julho de cada ano da Operação.

Os dados indicam que a área desmatada no Pará diminuiu de 3.299 km2 para 2.362 km2, uma diminuição de 937 km2, demonstrando o empenho constante do Governo do Pará em frear a degradação ambiental. A Operação Curupira teve início em fevereiro de 2023, com a instalação da primeira base em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Posteriormente, as bases de Novo Progresso (sudoeste) e Uruará (oeste) foram estabelecidas. Durante esse intervalo de tempo, foram realizadas 1.792 inspeções integradas.

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará