A infertilidade é um problema que atinge aproximadamente 15% da população de todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em prol da conscientização, a entidade estabeleceu que junho é o Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade.
O último relatório divulgado pela organização aponta que uma em cada seis pessoas tem ou terá dificuldade para ter filhos naturalmente. Considera-se infertilidade quando um casal deseja engravidar e não consegue após um ano de tentativas por relações sexuais sem uso de nenhum método contraceptivo.
A recomendação é que mulheres entre 35 e 37 anos após seis meses de tentativas já comecem a investigar as causas da dificuldade por meio de exames específicos ou imediatamente se elas estiverem com 38 anos ou mais. Existe ainda a chamada infertilidade social.
Ela é relativa a casais homoafetivos que desejam construir uma família, além das chamadas produções independentes, nas quais há apenas o homem ou a mulher. Nos homens, as principais causas de infertilidade incluem varicocele, criptorquidia na infância, diminuição e baixa mobilidade de espermatozoides.
Foto: divulgação