Ômicron e crise climática provocam desabastecimento em supermercados dos EUA

Nos Estados Unidos, depois de enfrentar dois anos de pandemia e problemas relacionados à cadeia de suprimentos, os supermercados ainda não estão tendo o descanso que esperavam. Agora, enfrentam uma série de outros contratempos. As prateleiras de supermercados em todo os Estados Unidos estão e permanecem vazias, uma vez que lojas lutam para reabastecer rapidamente produtos de necessidade diária, como leite, pão, carne, sopas enlatadas e produtos de limpeza.

Consumidores descontaram sua frustração nas mídias sociais nos últimos dias, postando fotos no Twitter de prateleiras vazias nas lojas Trader Joe, Giant Foods e Publix, entre outras. À medida que a variante altamente contagiosa da Covid-19 continua a adoecer trabalhadores, uma escassez de força de trabalho em funções críticas, como transporte e logística, está se intensificando. 

A crise nos setores, por sua vez, afeta a entrega de produtos e o reabastecimento de prateleiras em todo o país. As mercearias estão operando com menos da força de trabalho normal, de acordo com a National Grocers Association, e muitos de seus membros têm menos de 50% da força de trabalho normal. À medida que a pandemia continua, muitos trabalhadores da indústria de alimentos optam por não retornar aos seus empregos com salários baixos.

A escassez contínua de caminhoneiros continua a desacelerar a cadeia de suprimentos e a capacidade dos supermercados de reabastecer suas prateleiras rapidamente. Nas lojas Trader Joe’s, consumidores no fim de semana viram mensagens presas a prateleiras vazias que culpavam crises climáticas por atrasos nas entregas. Grande parte do Centro-Oeste e Nordeste dos EUA tem enfrentado, recentemente, condições climáticas e de deslocamento severas. 

Foto: reprodução