O prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará está em reforma para a atender à Lei de Acessibilidade e garantir melhor otimização dos espaços e conforto aos deputados, servidores e aos cidadãos.
Entre as principais adequações que vão proporcionar acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcD), serão os banheiros, com instalações de barras de apoio, portas de acesso com condições ideais, lavatórios acessíveis, pisos com acabamentos naturais, áreas internas de giro e manobra em dimensões de 1.50m; seguindo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – a NBR 9050.
Para garantir a locomoção e acessibilidade, previstas na Lei 13.146/2016, sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, que determina a remoção de barreiras e obstáculos em vias, espaços públicos e edificações, a Casa de Leis vai contar com elevadores para facilitar o acesso de cadeirantes, de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida.
De acordo com a Diretora Administrativa do Legislativo Estadual e também arquiteta Sônia Soares, responsável pelas obras, o objetivo do projeto é proporcionar espaços inclusivos e bem-estar aos servidores e aos usuários.
“O nosso foco maior é deixar os espaços com conforto e sobretudo com acessibilidade. A partir disso, vamos ter banheiros destinados às pessoas com deficiências, assim como estamos fazendo a manutenção dos elevadores, para que os usuários possam ter acesso livre e o seu direito de ir e vir, durante a sua permanência no local”, evidenciou.
A ausência de acessibilidade na sede do Parlamento Paraense é uma cobrança histórica, que o novo presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, vem combatendo desde o início de sua gestão, para tornar o local mais inclusivo e acessível aos cidadãos e com condições de infraestrutura adequadas para o desenvolvimento das atividades dos servidores e parlamentares.
“A finalidade é justamente organizar a Assembleia em termos de espaços e garantir acessibilidade. É impossível um poder que tem que dar exemplo para a sociedade, que cobra dos outros poderes, que aprova leis, não ter o mínimo de condições de trabalho. Tenho certeza que dentro dos próximos dias estaremos com as obras concluídas para trazer mais conforto aos usuários e melhores condições aos servidores”, afirmou o presidente.
Por Alepa
Foto: Guilherme Thorres (AID/Alepa)