Nova Tamandaré começa a ganhar forma e já pode ser vista pela população

Foto: Raphael Luz / Agência Pará

Belém já pode acompanhar os avanços das obras da Nova Tamandaré, um dos principais projetos de infraestrutura para a COP 30, que será sediada na capital paraense em novembro de 2025. Com 72% dos serviços executados, a Quadra I do Parque Linear teve os tapumes removidos e recebeu nova pavimentação asfáltica, revelando uma paisagem urbanizada com ciclovias, áreas de lazer e acessibilidade.

O secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou que a obra está gerando 420 empregos e transformando a região com saneamento, urbanização e recuperação do canal, beneficiando a mobilidade e a qualidade de vida além do evento climático.

A Quadra I, com 137 metros de extensão, conta com espaços de contemplação, mesas de jogos, paraciclos e áreas verdes que ajudam a reduzir alagamentos. Moradores, como a dona de casa Maria Lobato, já aprovam as mudanças: “Antes era só um canal sem benefício. Agora vou trazer meus netos para passear”.

Além do parque, a obra inclui saneamento básico, com rede de esgoto, estações de tratamento e drenagem, além da revitalização da Praça Onze de Junho e construção da Praça do Terminal, integrada ao novo terminal hidroviário. O projeto totaliza 1,4 km de extensão, com 2,5 km de pavimentação e 78 novas árvores plantadas.

A Nova Tamandaré promete ser um marco de sustentabilidade e convívio urbano, resgatando a importância histórica da avenida para Belém.

Com informações da Agência Pará