Foto: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará
Belém começa a usufruir do primeiro trecho concluído da Nova Doca, um dos principais projetos urbanísticos da cidade. O espaço entre as avenidas Marechal Hermes e Pedro Álvares Cabral/Rua Belém vai ser aberto ao público nesta segunda-feira (31), conforme anunciado pela vice-governadora Hana Ghassan e pelo governador Helder Barbalho. As obras já atingiram 70% de execução, com previsão de conclusão antes da COP 30, que ocorre em novembro deste ano.
O local conta com paisagismo, jardins flutuantes e um sistema de wetlands (“jardins filtrantes”), que usam plantas como Lírio da Amazônia e Cana da Índia para purificar a água do canal. Além disso, o projeto inclui biovaletas — estruturas que filtram a água da chuva, evitando alagamentos.
A Nova Doca também recebeu árvores transplantadas das obras de macrodrenagem do Canal União e da Nova Rua da Marinha – que também são investimentos da COP 30 – integrando sustentabilidade e revitalização urbana. A expectativa é que, quando concluída, a área se torne um novo cartão-postal da capital paraense.