Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), nesta sexta-feira (11), após comparar os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem os casos de homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, os índices de criminalidade no Estado do Pará apresentam redução histórica no mês de janeiro deste ano.
A análise feita pela SIAC constatou que no período de 1° a 31 de janeiro houve queda de 23% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais em todo o Estado, em comparação ao mesmo período do ano de 2021. Os indicativos representam a preservação de 53 vidas, visto que o número de (CVLI) reduziu de 234, em 2021, para 181 registros de ocorrência este ano, representando a maior redução na linha histórica em todo o Estado, considerando todos os meses de janeiro desde 2010.
Ainda de acordo com os números de violência divulgados pela Secretaria de Segurança, também foi computada, neste mês de janeiro, uma redução de 21% nos índices de homicídios, em relação ao mesmo período do ano de 2021, onde foram computados 223 casos, já este ano foram contabilizadas 176 ocorrências do mesmo crime, o que representa 47 vidas preservadas. Além dos crimes violentos, os dados consolidados também apontam redução nos crimes de roubo e furto, em todo o Estado.
De 1º a 31 de janeiro de 2022, quando comparados com o ano de 2020, o Estado alcançou queda de 28% e 17%, respectivamente, nos índices. Outro delito que teve redução de 100% em janeiro de 2021 e manteve a estabilidade este ano foi à prática do roubo a banco, o qual não contabilizou nenhum registro.
Foto: divulgação