No final de semana, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recuperou dois veículos com queixas de roubo e furto em Marituba e Marabá. Os casos são registrados durante a Operação Semana Santa e Tiradentes, que se estendeu até a segunda-feira, 21, em 23 cidades. Um dos objetivos da operação é localizar e recuperar veículos que possuem registros de furto e roubo no Sistema de Segurança Pública.
No domingo, 20, os funcionários do Detran estavam em patrulhamento no km 17 da BR-316, em Marituba, quando as imagens captadas pelas câmeras da Central de Operações Rodoviárias – Sentinela revelaram um automóvel GOL, de cor branca, com registro de roubo datado de agosto de 2024, em Ananindeua.
O carro estava em direção à saída da cidade quando foi detectado pelas câmeras de vigilância. Os funcionários do Detran abordaram o motorista que não tinha Carteira Nacional de Habilitação, confirmando a ocorrência de um crime. Preso em flagrante, o condutor e o carro foram apresentados às autoridades policiais no distrito policial de Marituba para as medidas legais pertinentes.
No domingo, um incidente parecido aconteceu em Marabá, localizada no sudeste do Pará. Na Folha 22, os agentes de fiscalização estavam em ação quando detectaram um veículo de passeio com histórico de roubo ou furto. Depois de ser abordado, o motorista declarou que o carro tinha sido roubado, porém já havia sido recuperado.
Contudo, o condutor não exibiu nenhum documento que comprovasse a legalidade ou propriedade do veículo, sendo conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e identificar o verdadeiro proprietário.
Em Santarém, na área de integração do Baixo Amazonas, os agentes do Detran apreenderam uma motocicleta durante uma operação no km 01 da PA-453, próximo à vila de Alter do Chão. O carro roubado foi interceptado durante a Lei Seca, e durante a abordagem, o motorista alegou que havia esquecido o documento do carro em casa.
Foto: Agência Pará