New Fortress Energy inaugura Terminal de GNL em Barcarena este mês

No dia 28 de fevereiro, em Barcarena, nordeste do Pará, a New Fortress Energy – NFE, companhia do setor de energia que atua no fornecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Energia a preços competitivos e com baixa emissão de carbono em diversas localidades, fará a inauguração do Terminal de GNL.

Este será o primeiro terminal de importação de gás natural liquefeito da região Norte, um grande marco para o Estado do Pará e para o Brasil, pois representa uma oportunidade transformacional para a redução da emissão de carbono na região Amazônica.

Podendo assim se tornar referência mundial e exemplo de transição energética e preservação ambiental para o mundo. O terminal de gás natural liquefeito (GNL) de Barcarena, foi construído na foz do Rio Amazonas, na Baía do Marajó, com investimento de R$ 300 milhões e mão de obra paraense.

O terminal tem capacidade de regaseificar 15 milhões de m3 de gás natural por dia, que será usado para abastecer clientes no Pará e na região Amazônica, como a Alunorte, que vai reduzir as emissões de CO2 em 700 mil toneladas por ano. O terminal também vai fornecer gás natural para uma usina termelétrica em construção pela NFE, que deve ser inaugurada em julho de 2025.

O terminal de GNL traz benefícios econômicos, ambientais e sociais para o estado do Pará, além de possibilitar o transporte de gás natural para regiões distantes que precisam de energia segura.

Localizada em Vila do Conde, a New Fortress chegou em 2021 em Barcarena. A empresa trabalha com o terminal de Gás Natural Liquefeito – GNL, sendo a única fonte de abastecimento de gás natural da região.

No seu entorno há 19 comunidades, sendo 5 quilombolas. A empresa está comprometida com a responsabilidade social corporativa, desenvolvendo várias ações de saúde, educação ambiental, comunicação social, entre outras, nessas localidades do município.

Foto: ASCOM / GÁS DO PARÁ