Foto: Reprodução/Instagram/@isadoradutxx
No dia 21 de Julho é comemorado o Dia do Cosplay!
Em 2021, estamos em mais um ano de pandemia e esta data, infelizmente, não tem como ser comemorado de forma presencial, mas espero que no próximo ano seja possível.
Agora você deve se perguntar: Como esta data surgiu?
Para começar, vamos remeter a década de 1930… Mas no Japão? Não! Por incrível que pareça, a história do Cosplay começa nos Estados Unidos da América, quando dois jovens fantasiados de trajes espaciais apareceram na WorldCon em Nova York, no ano de 1939, o que acabou impactando positivamente nas outras edições, em que as pessoas os mais diversos trajes que remetiam a ficção científica. E criaram o concurso para escolherem o prêmio de Melhor Fantasia, mas ainda não havia uma denominação.
Existem registros de cosplayers de mangá e anime que são posteriores aos anos 1970. Um exemplo é de Karen Schnaubelt foi a WorldCon desse ano usando o traje do personagem do anime Captain Harlock, considerada o primeiro Cosplay de fato.
Porém, o conceito que conhecemos atualmente surgiu na década de 1980, quando o japonês Nobuyuki Takahashi desembarcou nos States, exatamente no ano de 1984, quando ficou impressionado com o que foi feito pelos norte-americanos na WorldCon. Quando voltou ao Japão, começou a difundiu a ideia, além de promover divulgações científicas, e enfim, dar o nome de Cosplay, que vem da junção das palavras em inglês Costume e Roleplay, que seria algo como se fosse “brincar de se fantasiar”.
A partir daí, criou-se o costume de vermos pessoas vestidas de personagens favoritos de mangás, animes, videogames e quadrinhos. O que se tornou muito mais comum nos anos 90 e 2000, com criações de eventos voltados ao meio, a produção dos cosplayers se tornando cada vez mais profissional e conteúdos voltados a este públicos.
E na década de 2010 e 2020, os cosplayers foram para as redes sociais, como TikTok e Instagram, fazendo trends, criando conteúdo, se tornando viral e sendo conhecidos tanto no Brasil quanto no mundo inteiro. E eu creio que você deve ter visto alguém vestida de Mulher-Maravilha, Viúva Negra ou de algum personagem de algum mangá ou quadrinho passando na sua timeline ou até mesmo no seu feed. Já pensou? Então eles estão nas suas redes sociais e você nem percebe.
Agora que devemos esclarecer uma coisa, existe uma diferença muito grande entre o Cosplay e Sósia. E o motivo de estar colocando isso é que ainda existem pessoas que colocam por desinformação ou por ignorância que Cosplay precisa ser parecido com o personagem, o que não é verdade.
O Cosplay serve pra você se vestir como seu personagem favorito, não precisamente ser parecido ou ter traços do mesmo. Já o Sósia é aquele tem traços ou semelhanças com as pessoas. É bom que isso fique bem claro.
“Ah, mas existem pessoas que são cosplayers e sósias ao mesmo tempo?” Sim!
Um exemplo é a Dayane Abreu, que vocês devem conhecer como Day Wonder, que tem uma semelhança clara com a Gal Gadot, atriz que atualmente interpreta a Mulher-Maravilha nos filmes da DC.
Ainda no universo da Mulher-Maravilha e na DC Comics, tem a Brenda Jackson que tem uma semelhança incrível com a atriz Kristen Wiig, que interpretou a Bárbara Minerva/Cheetah no filme ‘Mulher-Maravilha 1984’, lançado em 2020.
E existe muita gente boa e talentosa no meio cosplayer!
E é bom que diga-se que esse colunista que vos falar começou a conhecer este mundo dos Cosplayers em 2019 no Anime Geek, que é um dos maiores eventos da Cultura Geek no Pará e na Região Norte, mas em 2020, que de fato comecei a conhecer ainda mais, tendo uma relação bem próxima com cada uma delas.
E vou aproveitar pra indicar o conteúdo de cada um delas, ao qual você pode clicar nas redes sociais pra conhecer mais, tanto abaixo quanto acima.
Isadora Dutra – Capa da Matéria – Rio de Janeiro-RJ
Camila Vitória – Santos-SP
Jadna Moreira – São Luiz-MA
Juliane Godoy – São Paulo-SP
Juliana Lopez – São Luiz-MA
Kamila Ferreira – Recife-PE
Instagram: @kamiferreiraoficial
Elizabete Cristine – Itatiba-SP
Ma Wonder – São Paulo-SP
Thais Almeida – Curitiba-PR
Lis Wonder – Flórida, EUA
Day Wonder – São João de Meriti-RJ
Brenda Jackson – Sapucaia do Sul-RS
Patrícia Souza – Goiás
Kamy Marçal – Manaus-AM
Aproveito aqui pra desejar um Feliz Dia do Cosplay a todos e a todas, e agradecer as pessoas maravilhosas que conheci no meio e saibam que sempre vão ter esse apoio e agradeço mais ainda por me permitirem conhecer este muito.
E em breve, vamos ter mais um conteúdo dedicado aos Cosplayers nessa semana deles. Aguarde!