Na próxima quinta-feira, 03 de fevereiro, às 10h, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), concretiza mais um trabalho para preservação da cultura, história e memória do povo marajoara, com a entrega do novo Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari.
O espaço idealizado e fundado pelo museólogo e visionário padre jesuíta, Giovanni Gallo, será entregue totalmente reformado. O compromisso, assinado pelo governador Helder Barbalho, em 2019, vai ajudar a manter vivo o sonho do Padre Gallo e de toda comunidade, que tem uma relação de afeto com o equipamento, além de trazer mais recursos e desenvolvimento para a região do Marajó.
Para muitos, a história do Museu do Marajó começa em 1977, quando o padre Giovanni Gallo fundou o “Nosso Museu do Arari”, no município de Santa Cruz do Arari, no arquipélago marajoara. Mais tarde, transferido para o município de Cachoeira do Ararai, Gallo segue seu sonho de apresentar a cultura marajoara para o mundo e em 12 de dezembro de 1984 funda o Museu do Marajó, no local onde antes funcionava uma usina de extração de óleos vegetais.
O acervo do equipamento, sob o cuidado do Sistema Integrado de Museus e Memórias da Secult (SIMM), em parceria com a Diretoria do Museu, guarda fotos, peças de cerâmicas arqueológicas, artefatos de uso cotidiano, instrumentos de trabalho da população local, animais empalhados, computadores caipiras, além de apontar para o compromisso do fundador em fazer daquele lugar um ambiente que valoriza o homem marajoara, suas ideias, costumes, valores, pensamentos e integração do homem com a região.
Desde que o religioso faleceu, no início dos anos 2000, sua diretoria lutou para manter de pé o equipamento, driblando a falta de recursos e pouco conhecimento técnico para mantê-lo funcionando. Em 2018, o espaço foi fechado pelo corpo de bombeiros, por conta do comprometimento estrutural. Foi então, que a atual gestão do Governo, que havia acabado de assumir o Estado, se comprometeu com a reforma estrutural do museu.
Por Agência Pará
Foto: divulgação