Nesta terça-feira, 25, Bagre, localizada no Marajó, celebra 63 anos de sua fundação. A programação engloba um festival de comida Bagres Food, performances de dança e um espetáculo com a banda Carabao. Bagre é uma das ilhas mais populosas do Arquipélago do Marajó, com uma população estimada em 35 mil pessoas. Trata-se de um dos 17 municípios do Arquipélago, situado a 13 horas de viagem de barco a partir de Belém.
Com um passado turbulento, pertenceu aos municípios de Portel, Curralinho, Melgaço e Oeiras do Pará. Em 1961, tornou-se município através de lei, sendo oficialmente estabelecido no ano seguinte. Bagre é o principal produtor de açaí do Marajó, proporcionando renda direta e indireta para 40% da população (cerca de quinze mil indivíduos).
O aniversário iniciou sua programação cultural no domingo, 23, com o Festival Gastronômico de Bagre. O Festival, realizado em parceria com o Sebrae, consiste na elaboração de receitas com ingredientes da região. Nesta edição, o Festival selecionará um prato para integrar atividades durante a COP 30, que ocorrerá em Belém. Também no domingo, durante a tarde, houve performances de grupos de dança locais.
Na noite desta segunda-feira, 24, acontece o concurso Miss Bagre, além da performance do DJ Assayag e do grupo Quero Mais. Na terça-feira, dia 25, o aniversário da cidade será comemorado com a distribuição de um bolo à população, seguida por apresentações noturnas do grupo Luar de Bagre, Beny Pérola Negra e aparelhagem Carabao.
Serviço
Festejos dos 63 anos de Bagre
Segunda e terça, shows com DJ Assayag, grupo Luar de Bagre, Carabao e Beny Pérola Negra.
Foto: divulgação