Foi aberta a Pará Sentir Fé, a nova mostra do programa Ocupações do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), promovida pelo Sebrae/PA. São 200 peças de artesãos paraenses em exibição, como os brinquedos de miriti, cerâmica e peças em fibra vegetal. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, levou a imagem peregrina da Virgem padroeira do Pará ao prédio do CRAB, na Praça Tiradentes.
Lá foi realizado um ato religioso com a presença do vice-presidente do CDE do Sebrae Rio e presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz; do diretor-superintendente do Sebrae no Pará e membro do Comitê Nacional do CRAB, Rubens Magno; do presidente do CDE do Sebrae no Pará, José Conrado Santos.
Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta; da diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, e mais de 100 convidados. Após ato religioso conduzido por dom Orani, que agradeceu a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vinda do Pará no Rio de Janeiro, o público pode se aproximar da imagem da Virgem para saudá-la e fazer preces.
No térreo, os convidados assistiram a uma apresentação musical de carimbó com o grupo Letto e o Baile Norteado, e degustaram alguns pratos típicos da culinária paraense, como maniçoba, pato no tucupi e tacacá, entre outros. Promovida pelo Sebrae/PA, a Mostra Pará Sentir Fé divulga a cultura do estado pelas mãos habilidosas de artesãos paraenses, relacionando a festa religiosa do Círio de Nazaré aos hábitos e costumes do estado.
O arquiteto e mestre em design Erivaldo Júnior, curador da mostra, imaginou traduzir essa relação seduzindo o visitante pelos cinco sentidos humanos: olfato, visão, tato, paladar e audição.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará