Morre em Mocajuba, durante confronto com a polícia, o maior assaltante do Brasil

A operação Batizada de Operação Ban, coordenada pela Polícia Civil do Pará (PCPA), CORE, DRRBA e DRCO, com apoio de unidades especializadas e forças nacionais, ocorreu nesta terça-feira, 26, no município de Mocajuba, no Pará.

A operação de grande escala mobilizou forças de segurança de vários estados e resultou na morte de Francivaldo Moreira Pontes, conhecido como Ban ou Sangue Bom, apontado como um dos maiores assaltantes de bancos do Brasil.

Ele foi localizado em uma ilha na comunidade de São Pedro de Viseu, onde se escondia utilizando identidades falsas. Na abordagem, Francivaldo reagiu à prisão efetuando disparos de arma de fogo contra os agentes.

No confronto, ele foi alvejado e embora tenha sido socorrido, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  O homem era considerado uma liderança influente de uma facção criminosa paulista.

Estava envolvido em crimes violentos conhecidos como “Domínio de Cidades”, marcados por ataques a bancos com extrema violência. Em 2007, liderou uma quadrilha que realizou ataques a bancos em São Gotardo/MG.

O ato resultou no assassinato de um cabo da PM e no sequestro de autoridades locais, incluindo um juiz, um delegado e um promotor de justiça.

Foto: reprodução