A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, participou da abertura do Fórum Nacional Verdemocracia em Belém, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na noite de segunda-feira (15). Em discurso aplaudido, a magistrada afirmou que “quem faz democracia é o povo, é cada um de nós”, destacando a necessidade de participação popular para o fortalecimento do sistema democrático.
O evento, que segue até quinta-feira (17), aborda temas como processo eleitoral, propaganda política sustentável e combate à poluição visual e ambiental durante campanhas. O TRE do Pará anunciou que compensará os impactos ambientais do fórum mediante compra de créditos de carbono – iniciativa elogiada pelo desembargador presidente do tribunal, José Maria Teiceira do Rosário. Cármen Lúcia também enalteceu o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral, especialmente em regiões com desafios logísticos como o Oeste e Sudoeste do Pará, onde condições climáticas afetaram o transporte de urnas nas últimas eleições.
Foto: Marco Santos / Ag. Pará
