Minissérie da Netflix será baseada em livro do escritor paraense Edyr Proença

A Netflix anunciou que o livro “Pssica”, do escritor paraense Edyr Augusto Proença, será adaptado em formato de minissérie. A plataforma informou que o material vai ter o Pará como cenário e as gravações devem iniciar em breve. Andrea Barata, da O2 Filmes, é a responsável pela produção da minissérie.

A trama conta com direção de Fernando Meirelles e do filho, Quico Meirelles. De acordo com os autores, a ideia foi trabalhar ao máximo com profissionais paraenses. Ao todo, mais de 150 artistas do estado estão envolvidos na produção. O livro “Pssica”, publicado em 2015, conta a história de Janalice, Preá e Mariangel.

A trajetória dos personagens se mistura ao longo da trama, em um enredo que promete prender o público até o fim, com a narrativa que aborda a “pssica” – ou seja, um tipo de maldição – que teria assolado o trio. A jovem Janalice é uma vítima de tráfico humano; enquanto Preá – que é lider de um grupo de piratas fluviais chamados “Ratos D’Água” – trava uma luta contra o prórpio destino.

Mariangel, por sua vez, se junta à história devido ao desejo de vingar o assassinato da sua família. O cenário da trama se passa nos rios da Amazônia atlântica. Jornalista, radialista, dramaturgo e escritor paraense, Edyr Proença é um dos grandes nomes da literatura paraense.

Em suas obras o autor tem como característica os romances policiais contemporâneos que têm o Pará como ambientação. Dentre as os livros escritos pelo autor, além do “Pssica”, estão: “Os Éguas (1998); “Moscow (2001); “Casca de Caba” (2004); “Um Sol Para Cada Um” (2008) “Selva Concreta (2012); e “Belhell (2020)”.

Foto: reprodução