Medina planeja retorno ao circuito no Taiti e elogia mudanças no formato da WSL

Tricampeão mundial, em fase final de recuperação, projeta volta às competições ainda em 2025 e aposta em Yago Dora ou Italo Ferreira no título deste ano

Gabriel Medina, tricampeão mundial de surfe, afirmou nesta terça-feira (24) que está pronto para retornar ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após cinco meses de recuperação de uma cirurgia no ombro esquerdo. Em Saquarema para acompanhar a etapa brasileira do circuito, o atleta revelou ao ge que seu grande desejo é voltar a competir na prova do Taiti, marcada para 7 de agosto – sua etapa favorita no calendário. “Se eu me sentir 100% e a WSL me der a vaga, vou competir. Estou com saudades daquele friozinho na barriga”, afirmou Medina, que já retomou os treinos na água, inicialmente em piscina de ondas, e agora fortalece o físico para o retorno.

O brasileiro também comentou as mudanças no formato da WSL para 2026, aprovando o retorno ao sistema de pontos corridos, que considera “mais justo”. No entanto, criticou o desequilíbrio entre ondas direitas e esquerdas no calendário. Enquanto aguarda sua volta, Medina aposta no desempenho dos compatriotas Yago Dora e Italo Ferreira na disputa pelo título deste ano, especialmente com a final em Fiji, onde ambos terão vantagem por surfarem “de frente”. “Eles são grandes nomes para um título mundial”, destacou. A temporada 2025 pode marcar não só o retorno de Medina, mas também a reconquista brasileira do trono do surfe mundial.

Foto: Henrique Pinguim/Beyond The Club